A importância da Pesquisa de Clima e de Cultura Organizacional

Home > PodCast

Podcast

logo podcast

#37 | A importância da Pesquisa de Clima e de Cultura Organizacional

Uma das primeiras lições que se aprende em administração é de que “o que não se mede, não se gerencia”. Sem dúvidas, isso também se aplica ao clima e à cultura organizacional. Com objetivos semelhantes, a mensuração desses dois aspectos é essencial para aprofundar o conhecimento dos direcionadores da empresa, além de orientar ações e de medir consequências de acontecimentos extraordinários. Com a pesquisa de clima e de cultura, é possível analisar constantemente o ambiente, seja ele interno ou externo, além de estar atento aos ruídos e perceber os movimentos das pessoas. Os dados obtidos, servem como insumos para todas as áreas de uma empresa.
Manoel Jardim e Renata Moura
CompartilharFacebookTwitterMailWhatsapp

Uma das primeiras lições que se aprende em administração é de que “o que não se mede, não se gerencia”. Sem dúvidas, isso também se aplica ao clima e à cultura organizacional. Com objetivos semelhantes, a mensuração desses dois aspectos é essencial para aprofundar o conhecimento dos direcionadores da empresa, além de orientar ações e de medir consequências de acontecimentos extraordinários.

Com a pesquisa de clima e de cultura, é possível analisar constantemente o ambiente, seja ele interno ou externo, além de estar atento aos ruídos e perceber os movimentos das pessoas. Os dados obtidos, servem como insumos para todas as áreas de uma empresa.

Manoel Jardim, Diretor executivo da BenTech e Renata Moura, sócia da Integration Consulting, conversaram sobre o assunto no #37 episódio do Podcast Pra Gente, afinal essa é uma estratégia que pode trazer grandes resultados para a área de gestão de pessoas.

Para Renata, saber o que o colaborador está pensando, conseguir ouvi-lo para ter uma base de informação precisa, e poder atuar em cima dela, é um grande desafio. “Informação é um meio para algum objetivo, por isso, preciso saber o que eu quero medir e para que eu preciso ter aquele dado. Por exemplo, se para uma organização ter um nível de resposta elevado e ágil em relação à expetativa dos colaboradores e do mercado é uma prioridade, será necessário desenvolver e mensurar uma pesquisa com esse objetivo.” afirma.

Quer saber mais? Ouça agora o episódio completo e veja como a área de gestão de pessoas pode trazer muitos benefícios para a empresa, utilizando a pesquisa de clima organizacional e cultural entre os colaboradores.

Siga e ouça também em