Especialistas da LG lugar de gente delineiam o futuro do setor com ênfase em humanização, DEI, ESG, soft skills e saúde mental
Nos últimos anos, o mundo corporativo precisou passar por diversas transformações e uma palavra ganhou destaque: adaptação. Em 2024, espera-se que práticas já conhecidas ganhem ainda mais força, enquanto novas ideias ganham espaço. Para elucidar o tema, especialistas da HR Tech LG lugar de gente, principal desenvolvedora nacional de soluções de Capital Humano, listaram tendências do setor para ter no radar durante o ano. Confira abaixo:
• Priorizar e reconhecer resultados humanos: à medida que a inteligência artificial avança para se tornar mais integrada em diversos setores de trabalho, é necessário voltar a atenção para esforços realizados pelo capital humano. Práticas como feedbacks positivos e incentivos são fundamentais para valorizar pessoas.
• Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI): é necessário pensar nos três conceitos de forma mais ampla, não apenas de forma a atingir um único objetivo. “Traçar um plano conjunto de ações que mutuamente reforcem a cultura da empresa em ser mais diversa, acolhedora e igualitária, deve estar no planejamento do RH para 2024”, explica Maria Paula Oliveira, Diretora de Gente, Jurídico e Compliance da LG lugar de gente.
• Soft skills: a Diretora também destaca uma soft skill que será tendência para o esse ano: empatia. “Com uma atitude empática, todas as “certezas” são abandonadas e dão espaço para reflexão de estar no lugar do próximo. O profissional de RH deve ter essa habilidade, de se colocar na posição do outro. Ter escuta ativa também é indispensável”, completa Maria Paula.
• Saúde Mental: a saúde mental assumirá ainda mais um papel central nas estratégias de RH. “Ao olhar para o tema, será necessário dar um passo além. É preciso, mais do que oferecer programas de suporte e acolhimento psicológico, ter um olhar para as causas que levam colaboradores a esse quadro. Não se pode ter atenção exclusiva para a consequência, mas sim pôr em prática visões estratégicas e atentas sobre as origens dos problemas”, finaliza Maria Paula.
• ESG (Ambiental, Social e Governança): após ganhar destaque em 2023, ESG se consolida em 2024. Para Daniella Vasconcellos, Gerente de Inovação e ESG da LG lugar de gente, “as empresas buscarão cada vez mais atuações corporativas de fato alinhadas com o . Com cada vez mais mudanças climáticas, a sociedade cobrará das empresas que impactam diretamente em questões ambientais. O RH desempenha papel vital, liderando estratégias ambientais e preparando a força de trabalho para um futuro sustentável. Investir na formação de uma equipe verde é crucial para estar na vanguarda da responsabilidade corporativa.”, afirma.
Para ajudar os profissionais de RH nas práticas ESG e na criação de uma cultura ética, sustentável e inclusiva, a LG lugar de gente disponibiliza o Webinar “O papel do RH na implementação de práticas ESG: estratégias para engajar colaboradores e lideranças.” Totalmente on-line e gratuito. Saiba mais em: lg.com.br/webinar-esg.
Informações para a Imprensa Textual Comunicação Jhonatan Santos | jhonatansantos@textual.com.br | (11) 97521-9233 Diogo Cruz | diogocruz@textual.com.br | 11 5180-6931 | 9 5020-4490